Uma Viagem ao Mundo das Cervejas Artesanais

capa post blumenau

Uma paixão que descobri após viajar para Blumenau foram as cervejas artesanais. Para que ainda não está familiarizado no assunto vou esclarecer: são chamadas assim pois tem um processo de fabricação caseiro, que lembra muito a época de artesanato e manufatura. E por isso tem um preço mais caro que as cervejas que chamamos de “American Lager” ou “Pilsen” que são das marcas conhecidas como a Ambev. Além disso seus sabores são diferenciados, muitas vezes com aroma, e são mais encorpadas, dependendo claro do seu estilo.

Para quem quer mergulhar nesse mundo aconselho visitar algumas fábricas de cerveja que tem espalhadas pelo Brasil e que já são conhecidas pelo mundo todo. Villa St. Gallen, em Teresópolis no Rio, Eisenbahn, em Blumenau/SC, Noi em Itaipu no Rio e a Rasen Bier, em Gramado/RS, são algumas delas. Hoje vou contar um pouquinho da minha viagem para Blumenau e essa experiência incrível ao mundo das cervejas artesanais. Pega um copo e vem!

Para chegar em Blumenau você deve pegar um avião até Navegantes, aeroporto que fica cerca de 60km da cidade. A própria companhia aérea disponibiliza um ônibus executivo para levar os passageiros até Blumenau e a viagem é super rápida (consulte sua cia. aérea e veja se eles cobram este transporte, se eu não me engano a GOL é a única que cobra). Chegando na cidade você já vai se encantar com a influência alemã que a cidade carrega. Casas coloridas, pessoas simpáticas e clima agradável.

Eu fiquei hospedada no hotel IBIS que fica bem no centro e possui uma tarifa bem acessível. Não tem tantos hotéis em Blumenau e os que tinham eu achava com uma cara de “antiquado”, por isso preferi o IBIS mesmo que também tem uma localização ótima. Você consegue andar bastante visitando lojinhas no centro e conhecendo essa cidade de clima europeu.

PicMonkey Collage

A primeira parada obrigatória em Blumenau é a Vila Germânica , mesmo que você não beba tem que passar lá. Ela é cheia de restaurantes, lojas e possui o centro de convenções onde acontece a Oktober Fest. Dá pra passar uma tarde toda ali dentro e foi o que fizemos: escolhemos o restaurante Bier Vila para almoçar e beber nossos primeiros chopps em terras catarinenses. Indico os chopps da Eisenbahn, e o meu prefeiro: Weizen (de trigo). Além disso experimentamos as comidinhas alemães: salsicha com mostarda preta, batata rostie recheada e chucrutes.

Agregado ao bar tem uma loja que vende centenas de rótulos de cervejas, nacionais e internacionais e claro, um atendente super simpático que fez a gente sair de lá repletos de cerveja no sangue e nas sacolas.

20141115_171818

Outros passeios imperdíveis na cidade são:

Visita à fábrica da Eisenbahn ou caso esteja fechado para visitação, beber no bar da fábrica

Café da manhã na Confeitaria Cafehaus Glória

Almoço no Restaurante Moinho do Vale

Pub The Wall

E se tiver de carro com alguém que não beba, não perca a oportunidade de conhecer a melhor IPA do mundo: Schornstein (essa da foto acima)

Essas foram minhas dicas de Blumenau. Espero que tenham gostado! Em breve teremos um desafio com algumas cervejas artesanais. Fiquem ligados 😉

Beba com moderação!

Postado por: Aline Chaves

 Facebook | Instagram | Twitter | Google+ 

Anúncios

2 comentários sobre “Uma Viagem ao Mundo das Cervejas Artesanais

  1. Realmente a IPA da Schornstein é sensacional!

    Desculpe a correção, mas o chopp da Eisenbahn não é artesanal. Eles tem boas cervejas mas é fabricado em larga escala pela Schin.

    Se tiver oportunidade de vir para cá novamente, sugiro que conheça também as cervejas da Das Bier (não são minhas preferidas, mas o passeio é legal e a Stark vale a pena) e a Bierland, que apesar da péssima identidade visual faz cervejas excelentes.

    Sugiro também conhecer as cervejas da Belgard no Bier Vila. O mestre cervejeiro deles é sensacional e as receitas impecáveis.

    Se você gosta de cerveja Weiss, sugiro conhecer a Ápia da Colorado e beber do jeito alemão: com uma rodela de laranja. MInha weiss preferida do mercado nacional!

    Bjos!!
    (dá pra ver que sou entusiasta da cultura cervejeira, né? haha)

    Curtir

  2. Boa tarde, Eu Li em outro website que está dificil de achar para comprar tecidos para esse propósito, eu conheço alguns na cidade de Ribeirão Preto, Rosolen Têxtil para moda, tecidos finos, etc e Rosolen Têxtil para moda, tecidos finos, etc

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s