Fortaleza: a Terra do Sol

capa

As praias do Nordeste do Brasil não tem comparação. Quem já viajou para fora sabe do que estou falando: água de coco gelada, frutos do mar, água quentinha e sol o dia todo. Existe vida melhor do que essa?

Eu particularmente conheço algumas capitais do Nordeste e, por enquanto, a minha preferida é a capital do Ceará: Fortaleza. Um dos motivos é que quando criança morei lá (dos 06 aos 13 anos) no bairro da Aldeota (a Tijuca de Fortaleza ahaha). Na época eu não gostava tanto porque fiquei longe dos meus primos e amigos do Rio, mas minha vida era baseada em praia todo final de semana, então não era tão ruim assim, né? haha

Como eu não curti a vida adulta na cidade, ano passado eu e duas amigas (uma delas é a Amanda que é aqui do blog também) resolvemos passar uma semana na Terra do Sol . Fomos logo após o carnaval para não pegar a cidade muito cheia, apesar de que em Fortaleza não existe Carnaval. Quer dizer, até existe mas é totalmente fora de época. Geralmente é em Julho quando acontece o Fortal (tipo um Carnaval de Salvador). Ajudou muito o fato de eu já conhecer um pouco a cidade e as praias boas para visitar, então conseguimos fazer tudo que queríamos, apesar de termos pego chuva quase todos os dias. E aí vai uma dica boa para quem for visitar Fortaleza: não fique triste se você acordar e estiver chovendo. Geralmente a chuva é passageira, dura de 10 a 30minutos e depois abre um sol lindo (é sério!)

Nós ficamos hospedadas no Hotel La Maison que foi um ótimo custo/benefício. Ficava a duas quadras da Beira-Mar (onde tem a feirinha) e o quarto era bem amplo (tinha cama de casal, cama de solteiro e  beliche). A diária era algo em torno de R$ 200,00 pelas 03 pessoas, ou seja, bem barato.

No primeiro dia, como chegamos a noite, só saímos para jantar e dormir cedo para acordar no dia seguinte e irmos direto pra praia. No segundo dia, como o tempo estava feio, nós fomos passear no Mercado Central que é uma perdição para compras: bolsas, cangas, biquínis, souvenirs, enfim tudo você achá lá por um preço ótimo.  Depois das compras o tempo já estava melhor, então corremos para a Praia do Futuro, que é a mais próxima do centro da cidade. Lá tem diversas barracas (praticamente restaurantes) uma ao lado da outra. É só escolher, sentar na sua cadeira e pedir o primeiro caranguejo do dia. Mesmo que você não curta muito a ideia, experimente o caranguejo, é como lei no Nordeste.

IMG_3418

No terceiro dia nós havíamos fechado uma excursão para o Beach Park com a agência Girafatur . E gente, sem palavras. Você vira criança em poucos minutos dentro do parque. Mesmo a entrada sendo cara (R$ 195,00 por pessoa) acho que vale muito o passeio. Ficamos lá até fechar e nos divertimos bastante. De noite apesar do cansaço, fomos jantar no Coco Bambu, que também é parada obrigatória em Fortaleza. O melhor restaurante de frutos do mar que já comi até hoje (e estou bem feliz que abrirá uma unidade aqui no Rio). Fomos no restaurante da Beira-Mar, mas também existe outro no bairro do Meireles.

cumbuco

No dia seguinte o tempo também não estava muito firme, mas arriscamos mesmo assim e fomos para Cumbuco. Para chegar lá o ideal é alugar um carro ou ir com alguma excursão, mas também é possível chegar de ônibus convencional. Como não queríamos perder tempo, acertamos um valor com o taxista que nos levou e depois nos buscou no horário agendado. O mais famoso de Cumbuco são as dunas, onde você faz o passeio de buggy, e a lagoa onde tem o esqui-bunda. Esses passeios você agenda na barraca ao chegar na praia. Se for em alta temporada, sugiro fazer assim que você chegar. O passeio é claro que é lindo e divertido, você pode andar no buggy com ou sem emoção, nas duas opções você sentirá friozinho na barriga, mas se é medroso minha sugestão é ir sem emoção. Fora isso, quem não curte andar de buggy pode ficar na praia, que também é deliciosa. Tem algumas outras atividades que você pode fazer: andar de quadriciclo, jangada ou até jegue haha

montagem cumbuco

A noite também super vale passear na feirinha da beira-mar para comprar castanha e mais souvernirs. Os preços geralmente são os mesmos do Mercado Central. O Dragão do Mar também é bem legal para conhecer e sentar em um dos barzinhos. Lá tem opções de teatro, cinema e bastante incentivo à cultura local. Além disso, na própria Beira-Mar tem opções de restaurantes e bares. Fomos no famoso Dom Churrasco que é bem conhecido pelo seu pastel.

No nosso último dia fechamos também com a Girafatur o passeio para Morro Branco e por sorte foi o dia que mais teve sol. Uhull!!! O ônibus da agência nos leva até os encontros dos bugueiros (quem dirige o buggy) e lá escolhemos o tipo de passeio que queremos. Tem opções para Canoa Quebrada, Morro Branco e Lagoinha. Optamos pelo passeio até Morro Branco porque era um dos mais pertos e por ter as famosas falésias. Foi bem como eu lembrava: o buggy vai pela beira do mar com aquele ventinho no rosto . Tem algumas paradas no caminho como a fonte da juventude, até a parada nas falésias, onde o passeio é feito a pé. Depois o buggy te deixa em uma espécie de hotel para passantes, onde tem piscina, caminho para a praia, restaurante. É um passeio para a família toda!

IMG_3620

Além de todos esses passeios que citei acima, ficamos também uma noite em Jericoacoara, a Amanda relatou nesse post aqui. Nós ainda queremos voltar pra lá e ficar mais tempo. Quem sabe nós três não conseguimos ir juntas? 🙂

Espero que tenham gostado do post de hoje, foi feito com muito carinho e cheio de vontade de voltar.

Bjss

Por: Aline Chaves

Facebook | Instagram | Twitter | Google+ 

 

Anúncios

6 comentários sobre “Fortaleza: a Terra do Sol

  1. Ah, Fortaleza…..quantas saudades de viver na Terra do Sol!!! Lugar lindo e maravilhoso para viver ou visitar! Quanto ao caranguejo, refiro não comentar……pois dá uma vontade enorme de comer um agora.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s