Santiago do Chile

20150420_115353000_iOS

Começamos a viagem pela capital Chilena. Ficamos hospedados no centro de Santiago, no flat Ruma Departamentos Amoblados Kreutzberger, que eu super recomendo. A localização é ótima, há uns 5 minutos da estação Santa Ana e da pra ir a pé à maioria pontos turísticos centrais da cidade. Como tínhamos apenas 4 dias, foi ótimo, pois até quando pegávamos táxi saia com um preço bom.

O QUE FAZER EM SANTIAGO?

Ande pelo Centro: O centro de Santiago é bem movimentado, inclusive aos finais de semana. Lá, além dos principais pontos como o Plaza das Armas e o Palácio La Moneda, tem a rua Ahumada (muito parecida com a Rua Florida em Buenos Aires) que você encontra diversas lojas, inclusive Falabella, Paris e Riplay, as mais famosas por lá, além de várias farmácias, com preços, muitas vezes, melhores que no Brasil. Existe também a rua Agustina, com várias casas de câmbio e foi aonde conseguimos a melhor cotação (compramos na primeira loja, mas praticamente todas tinham a mesma cotação, então, basicamente, é só escolher a que você quer!).

Palacio La Moneda (8)Centro (1)Palacio La Moneda (12)

Suba o Cerro Santa Lucía e San Cristóban: São os mirantes de Santiago. Impossível visitar a cidade sem conhecê-los. O primeiro é um cerrro menor, mas que ainda assim, te fornece uma vista linda de Santiago. E no dia que fomos lá, estava lotado, pois estava acontecendo um festival de food truck. Muito legal! Pena que não conseguimos aproveitar nada da gastronomia, porque realmente estava muito cheio e ainda tínhamos o Cerro San Cristóban para conhecer. O acesso ao Cerro San Cristóban é através do folicular, que custa em torno de $4.000 pesos. Primeiro ele para no Zoológico, mas optamos por não ir e em seguida, o mirante! Que vista! Vale a pena a visita. Além do visual, existe algumas barraquinhas que acabamos comprando umas lembrancinhas, e uma lanchonete – Foi lá que experimentamos a bebida tradicional do Chile: Mote con huesillos. Se você vai pro Chile, tem que experimentar. É bem diferente do que estamos acostumados e não tem um aparência tão bonita, mas até que é gostoso.

Cerro Santa Lucia

Vá nas Cordilheiras dos Andes: Passeio imperdível, tem que conhecer! É linda mesmo sem neve. Digo isso, pois sei que tem pessoas, até como eu, que tiram do roteiro por não estar nevando. Contratamos a agência First Premium Travel, no mesmo local que trocamos o real por peso. O passeio custou em torno de $26.000 pesos. Como não tínhamos carro, era a única maneira de ir. Saímos umas 9:00 e às 16:00 já estávamos de volta. A parte mais chata do passeio, são as curvas (muitas curvas!) e a altitude até chegar no Vale Nevado.

Valle Nevado 25 Abril 2015 159Cordilheira dos Andes (10)Valle Nevado 25 Abril 2015 051 (1)

Faça uma degustação de vinho: Para isso, fomos na maior, e com certeza a mais famosas entre os turistas, vinícola do Chile – Concha y Toro. Fica a menos de duas horas de Santiago e da pra ir de metrô e ônibus, sendo bem mais barato que agência. Lá você conhece a história da vinícola, degusta dois tipos de vinhos, entre o mais conhecido – Casillero del Diabo  e no final, leva a taça para casa de recordação e tem uma loja a saída para você escolher seu vinho. Como chegar: Pegar a linha 4 do metrô e descer em Las Mercedes. Chegando lá pode pegar um táxi, mais ou menos $5.000 pesos, que leva 5 minutos, ou o metrobus nº: 71,73,83 ou 84, que leva em torno de 15 minutos. Nós escolhemos pegar o táxi, pois os ônibus estava demorando a passar. O ingresso custou $10.000 pesos e agendamos a visita com antecedência através do www.conchaytoro.com

Concha y Toro (24)Concha y Toro (27)Concha y Toro (32)

Visite outros bairros da cidade: Como por exemplo, Providência, Bella Vista e Los Condes. Como ficamos hospedados no centro e tínhamos um roteiro programado, visitei pouco esses bairros, mas me deixaram com um gostinho de quero mais. Em Providência, só visitamos no último dia, pois acabamos voltando para Santiago no final da viagem e ficamos hospedados no Premium T&L Providencia II. A localização também era ótima, perto do metrô (que por sinal, foi o melhor metrô que eu já andei. Super rápido, eficiente, com 5 linhas que te levam para todos os lugares que você precisa). Nesse dia, resolvemos conhecer o bairro a pé e fomos andando completamente sem destino, até chegar no Costanera Center, maior, shopping da América Latina. O Bairro de Providência é ótimo para caminhar, as ruas são limpas e organizadas, com variadas opções gastronômicas. Bella Vista, posso considerar que foi o bairro que mais voltamos, pelo menos umas  três vezes. Lá é a parte boemia de Santiago, onde você pode encontrar diversos barzinhos no meio da rua, desde os mais simples até restaurantes de luxo. No Pátio Bella Vista existe ótimas e variadas opções de restaurante. Mas prepare o bolso, que os preços são um pouco mais altos, mas ainda assim, vale a pena! Los Condes foi o bairro que eu menos conheci, infelizmente. Achei lindo, muito bem estruturado, uma graça. Lá tem os prédios mais caros, e também os hotéis. É nesse bairro que fica o Shopping Arauco e foi para lá que fomos. O shopping não fica muito próximo ao metrô. Começamos a ir a pé, porém depois de um tempo caminhando, achamos melhor pegar um ônibus. Para entrar no ônibus você tem que ter o cartão, eles não aceitam dinheiro. Não sabíamos disso, mas demos muita sorte que o motorista deu uma carona para gente e foi totalmente gentil nos mostrando aonde era o Shopping.

pbv1

Vá à Isla Negra: É lá que tem uma das casas do famoso poeta chileno Pablo Neruda! – La Choscana. Sua casa era em frente a praia que foi apelidada por ele de Isla Negra. Era basicamente uma praia particular, para um poeta apaixonado pelo mar. A casa hoje em dia é um museu, que você paga uns $4.000 pesos para entrar e pode escolher um áudio nas línguas: espanhol, português e inglês, que conta a história de todos os itens que encontramos na casa. A casa realmente é muito divertida e singular, vale a visita! Na saída, almoçamos nos restaurante El Rincon del Poeta, na própria área da casa. O restaurante tem vista para o mar e geralmente as pessoas param lá após a visita.

Isla Negra - Pablo Neruda (21)Isla Negra - Pablo Neruda (30)Isla Negra - Pablo Neruda (15)

Para chegar lá foi bem simples. Leva em torno de 2 horas e pegamos o ônibus na rodoviária em Santigo (Alameda) com destino à Isla Negra.